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Como a publicidade deve enxergar a interseção entre Criatividade e Dados

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.Afinal de contas, a criatividade é, em sua essência, uma atividade humana que exige que uma pessoa pense, inove e crie projetos empregando seu talento e gosto muito subjetivos. Por outro lado, os dados são, por natureza, concretos — coletados e analisados por computadores, utilizados para medir informações totalmente factuais e imutáveis, não importando como os seres humanos interagem com eles.


Embora criatividade e dados sejam tão diferentes, os anunciantes não podem focar inteiramente um e ignorar o outro. Em vez disso, eles devem dominar ambos — produzindo criativos de anúncios que repercutam no público e garantindo que seus anúncios sejam colocados onde possam ser vistos por aqueles que provavelmente irão comprar.

Na verdade, os anunciantes mais eficazes não economizam na criatividade e nos dados. Ao contrário, eles entendem como utilizar os dois em conjunto, contando poderosas tecnologia de mineração de dados e de IA para a tomada de decisões informadas, sobre qual conteúdo criativo funcionará melhor, e ao mesmo tempo aprendendo onde devem colocá-lo.

Deep Learning pode ajudá-lo a produzir conteúdo criativo que resulte em engajamento da sua audiência

Dados e criatividade se fundem quando os anunciantes empregam ferramentas que aproveitam o poder do Deep Learning. Este é um tipo de IA que faz uso de algoritmos para entender com quais padrões de imagens visuais, vídeo e texto (ou seja, a essência de um criativo de anúncio) os usuários mais frequentemente se envolvem e como eles interagem com tal conteúdo.

Isto lhes permite apresentar o conteúdo publicitário mais eficaz para os usuários certos, no lugar certo.

Uma razão pela qual Deep Learning é tão poderoso para os anunciantes é que quanto mais este é empregado, mais dados são coletados sobre o comportamento do consumidor — e, por fim, mais inteligentes os algoritmos se tornam.

Com o tempo, os anunciantes conseguem mais precisão ao fazer a correspondência eficaz entre um anúncio, um consumidor e uma página — lançando consistentemente o conteúdo criativo do anúncio onde eles têm certeza de que vai dar certo.

Com o uso do Deep Learning para minerar dados e entender o comportamento do consumidor on-line, você poderá confiar que o conteúdo criativo produzido, está fazendo o que se pretende – evitando aqueles que não estão.

Os dados podem tornar mais relevantes os criativos de anúncios acelerando o chamado “Time to Market”

Quando se trata de anúncios com ótima repercussão, o conteúdo criativo é fundamental. No entanto, a cultura e as tendências mudam rapidamente, e pode ser difícil garantir que uma campanha que pareça significativa em um dia ainda seja relevante no dia seguinte.

Antigamente, muitos profissionais testavam seus criativos de anúncios utilizando focus groups. Embora de certa forma seja útil obter feedback sobre o conteúdo dos anúncios, diretamente da boca de potenciais e reais compradores, o processo era lento e complicado.

Ele também é limitado a um público relativamente pequeno. Muitas vezes, quando o processo está completo, o conteúdo criativo está ultrapassado, ou existem conteúdos diferentes, mais interessantes e que impactariam mais um público mais amplo.

Felizmente, os anunciantes podem mudar de um processo lento e ultrapassado e acelerá-lo, explorando o teste de dados em tempo real. A tecnologia que permite testes A/B automatizados pode lhe fornecer informações sobre qual conteúdo está funcionando melhor com um público mais amplo e no mesmo momento.

Além disso, os relatórios de dados em tempo real proporcionam maior flexibilidade com seus criativos de anúncios e ajudam a evitar a rigidez que tantos anunciantes costumavam sentir sobre suas campanhas quando seu processo de teste era concluído.

Você não precisa mais se sentir preso ao que foi mais bem testado no início de sua campanha. Com ferramentas orientadas por dados, você pode saber qual conteúdo criativo está superando o desempenho dos demais naquele momento — e rapidamente mudar para o que está funcionando e abandonar o que não está.

O uso de dados para a tomada de decisões de compra pode garantir que você faça compras inteligentes e seguras

Os anunciantes mais bem sucedidos enxergam um retorno sobre seu investimento. Afinal, por que gastar dinheiro para divulgação se você não conseguindo trazer nenhum novo cliente? Assim, os anunciantes buscarão parceiros que ofereçam compras com garantia: ou seja, você somente paga por um anúncio se um potencial comprador se engajar de uma forma muito específica e predeterminada com aquele anúncio (por exemplo, um clique, uma visualização completa, um download, etc.).

Compreenda o resultado que você deseja que cada criativo de anúncio obtenha, depois confirme que você só pagará pela publicidade se obtiver esse resultado.

Ao comprar com base em resultados garantidos, você pode seguir um modelo previsível que comprove o valor de sua compra de mídia antes do lançamento de uma campanha completa.

Ou, se seu anúncio não apresentar o desempenho esperado, você pode voltar atrás e ajustar seu conteúdo para que ele seja compensador.

Graças, em parte, a uma pandemia global que mudou a maneira como os compradores navegam, pesquisam e compram, o cenário publicitário atual pode ser um pouco incerto. Isto pode fazer com que as equipes de marketing sintam que seus esforços são uma aposta, já que é difícil identificar qual conteúdo causará repercussão, e onde os usuários estarão realmente gastando tempo.

Felizmente, se você utilizar dados para tomar melhores decisões criativas e determinar onde é melhor divulgar seu conteúdo criativo, você pode minimizar o risco que correm suas campanhas publicitárias e aumentar as chances de que seus anúncios sejam vistos pelas pessoas certas.

Fonte: https://adnews.com.br/como-a-publicidade-deve-enxergar-a-intersecao-entre-criatividade-e-dados/