Como e com quais assuntos os brasileiros engajam nas redes?
Em dezembro de 2020, os usuários de internet no Brasil passaram, em média, 47 horas navegando em redes sociais. Por apenas alguns minutos de diferença, o público do País ficou atrás dos mexicanos, que, no último mês de 2020, foram os campeões em termos de tempo dedicado às redes sociais. O dado faz uma parte de uma análise inédita feita pela Comscore, que procurou analisar o uso das plataformas digitais pela população nacional.
Na visão da consultoria, que chegou extraiu as informações de pesquisas proprietárias realizadas ao longo dos últimos meses, a aceleração digital, impulsionada pela pandemia de Covid-19, acabou colaborando para deixar os usuários mais engajados e conectados. “Com isso, as redes se apresentam como um cenário próspero para ações de marcas que querem se tornar relevantes e reconhecidas”, comenta Eduardo Carneiro, diretor-geral da Comscore.
Em números absolutos, no ano, a consultoria contabilizou 24,4 bilhões de interações no Facebook, Instagram e Twitter por parte de marcas, publishers e influenciadores. O número é 25% maior do que o registrado em 2019. No ano passado, essas redes sociais tiveram 9 milhões de publicações a mais do que a quantia aferida pela Comscore em 2020.
A pesquisa da consultoria apontou, também, que o Instagram foi a plataforma campeã em termos de share de ações no ano passado: de todas as publicações realizadas por marcas, publishers e influenciadores, 72% se concentraram no Instagram. Já em relação à audiência, o Facebook segue na liderança como a rede social de maior alcance, concentrando 65% da atenção dos usuários. Em termos gerais, o volume de comentários nas redes sociais cresceu 5% no ano passado na comparação com 2019.
Educação e finanças em alta
A análise da Comscore também mapeou os assuntos que mais geraram engajamento nas redes e chamaram a atenção do público ao longo do ano passado. Nessa análise, a pandemia também mostrou seus efeitos: conteúdos sobre educação foram os que mais cresceram em termos de interações, ampliando em 60% na comparação com o ano anterior. Em seguida, ficou o assunto Finanças, cujo interesse do público aumentou 47% em 2020.
A Comscore também observou um aumento das menções nas redes sociais sobre conteúdos relacionados à alimentação (30% de crescimento na comparação com 2019) e assuntos sobre cuidados com a casa e jardim (28% mais). Também pelos efeitos da quarentena e do distanciamento social, houve uma queda no interesse do público por assuntos como lazer e turismo, que caíra 28% em engajamento na comparação com 2019.
Mais publis
Outro ponto observado pelo estudo da Comscore é o aumento de conteúdos sinalizados como patrocinados, em todas as redes sociais. As postagens sinalizadas com hashtags como #ad, #publi, #publipost e #promo crescera 101% na comparação com o ano anterior.
Parte desse aumento foi impulsionado pelos influenciadores, cujo engajamento cresceu 31% no ano passado, de acordo com a Comscore. O território de maior participação desses creators foi o Instagram, que concentrou 72% das ações feitas nas redes sociais. Entre os assuntos e conteúdos produzidos por influenciadores, os temas que mais ampliaram o engajamento foram lifestyle e assuntos gerais (141% mais), perfis de comédia (aumento de 93%) e empreendedorismo (78%).
A explosão do formato TikTok
Os conteúdos em vídeo continuam com muita força perante o público e contabilizara 49 bilhões de interações no ano passado – um crescimento de 20% em relação a 2019. A maioria das pessoas analisadas pela pesquisa costuma consumir até três horas de conteúdo em vídeo por semana.
Com o sucesso de plataformas como TikTok e Kwai, o público começou a pegar gosto por vídeos mais curtos ao longo do ano passado. Entre os entrevistados, 30% afirmaram que utilizam o TikTok várias vezes ao dia; 20% dizem acessar a plataforma apenas uma vez ao dia. O mesmo percentual declarou que acessa o TikTok ao menos uma vez por semana. Nessas redes, os conteúdos que mais geraram engajamento são música (53%), comédia (48%), animais (46%), culinárias (44%) e beleza (44%).
Fonte: https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2021/05/26/como-e-com-quais-assuntos-os-brasileiros-engajam-nas-redes-sociais.html