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Marketing digital e mídias sociais: especialista orienta como vender em tempos de pandemia

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A crise em decorrência do novo coronavírus, com fechamento físico do comércio e de serviços não essenciais, tornou fundamental a presença dos negócios na internet. Levantamento recente mostra que 78% das empresas pesquisadas já estão na web e 57% delas fazem vendas online.

Os dados são do Centro Regional de Estudos para a Sociedade da Informação, divulgados nos últimos dias pela agência pública EBC. Para apontar caminhos, a reportagem conversou com um dos grandes especialistas em marketing digital no Brasil.


Matheus Black, fundador da agência King Marketing, em Marília (SP), garante que é possível atenuar os impactos do distanciamento social nos negócios.


“Mais do que isso, tem gente conseguindo aumentar o faturamento mesmo com a queda do consumo e da renda. Mas, para chegar lá, é preciso adotar algumas medidas que se tornaram essenciais”, afirma o especialista.

Manter sites personalizados e garantir uma boa presença nas redes sociais com conteúdo próprio – e de preferência profissional – é só o básico. “Isso todo mundo tem que ter. É o mínimo necessário”, comenta Matheus.

Sejam os microempreendedores individuais (MEIs), ou as empresas de pequeno e médio porte, é preciso inovar. “O empreendedor vai ter que criar novas maneiras de lidar com o problema e encontrar soluções que atendam às necessidades do momento.”


Matheus explica que todo mundo está vivendo um período difícil e os donos de negócios não estão sozinhos nessa. “Temos quatro dicas que podem fazer a diferença e já estamos usando essas estratégias para nossos clientes da King", aponta o especialista em marketing digital.

WhatsApp Business

Estar alinhado com as novas formas de comunicação é imprescindível para chegar até o cliente. Ou melhor, para que o cliente chegue até a empresa. “O WhatsApp Business permite a oferta de serviços personalizados por meio de um perfil comercial”, explica.

Com o aplicativo, a empresa inspira mais confiança e são facilitados contatos, esclarecimentos, negociações e transações. “Temos disponíveis na internet, inclusive, alguns livros virtuais ensinando a explorar ao máximo essa ferramenta”, diz Matheus.

Comunicação

Outra dica que o especialista dá é reforçar a comunicação direta com o público. “Com a pandemia, as pessoas estão buscando serviços e produtos na internet o tempo todo”, argumenta.

“Boas estratégias de comunicação estão sendo utilizadas por diversas empresas em todo o Brasil. É preciso conhecer seu público para poder oferecer o que ele deseja e, com isso, aumentar vendas, número de clientes e engajamento”, detalha Matheus.

Entrega

O delivery – ou serviço de entrega – já vinha ganhando espaço e importância, vide o crescimento de empresas especializadas, inclusive com a multiplicação de aplicativos no nicho.

“Com a pandemia o delivery virou o carro-chefe e não serve só para restaurantes, não. Temos parceiros de todos os ramos que adotaram, pet shop, docerias, joalherias, lojas de roupas. Também se tornou algo elementar”, explica.


Capacitação

A última dica do especialista é investir em capacitação durante a quarentena, período em que muitas pessoas estão com tempo livre. “É a oportunidade para adquirir novos conhecimentos e habilidades”, sugere Matheus.

A dica que ele dá é justamente para que empreendedores optem por cursos na área de gestão. “Existem muitas opções na internet e temos uma novidade importante que são as lives, aquelas transmissões ao vivo feitas por grandes nomes do mercado e que estão imperdíveis e são gratuitas. Basta apenas ter acesso à internet e um smartphone.”