Especializada em inteligência digital, a agência Newton elaborou um relatório para avaliar o mercado de marketing, publicidade e vendas no ambiente online durante estes dias de pandemia. O resultado indica que o tráfego de internet aumentou cerca de 40% no período da quarentena. O crescimento provoca alguns efeitos, como o barateamento de custos de veiculação de campanhas.
Além de elevar o consumo de internet, o isolamento social está mudando o comportamento do usuário. Os dias de semana agora estão com os mesmos horários de pico de acesso que os fins de semana. “Acreditamos que o tráfego deve voltar para o patamar normal após o fim do isolamento, mas a ampliação da cultura de consumo online deve permanecer. Ou seja, os consumidores devem buscar mais por soluções online do que buscavam anteriormente”, avalia Bruno Mayer, sócio e head de mídia e business intelligence da Newton.
Na análise de Brunno Torquato, sócio e head de planejamento da agência, a junção do crescimento de tráfego, que consequentemente aumenta o inventário de mídia, com cortes de investimento em publicidade feitos por diversas marcas tornam o cenário menos competitivo. Isso quer dizer redução nos custos de veiculação. “A competitividade e preços devem subir novamente com a redução do isolamento social e com a retomada dos investimentos em mídia, o que significa que esse é um momento único para atingir novos usuários a um custo mais baixo”, diz.
Nesse quadro, Torquato destaca uma expressiva alta do e-commerce. “Muitas dessas empresas estão utilizando bem a oportunidade para incentivar ações educativas e sociais”, acrescenta. Segundo os dados compilados pela agência, a primeira quinzena de março teve alta de 40% no comércio eletrônico, puxado principalmente pelos setores de saúde, beleza e supermercados.
Dados de três das mais importantes lojas de venda online no país (Amazon, Americanas e Magazine Luiza) indicam que as palavras-chave mais procuradas são termos que remetem as principais necessidades das pessoas que estão em confinamento, como itens de escritório, limpeza e entretenimento. Entre os produtos mais procurados estão notebook, aspirador de pó, fone de ouvido e smart TV.
“Apesar de não ser um momento bom para fechar negócios em diversos segmentos, existe uma grande oportunidade de se comunicar e engajar novos usuários”, reforça Mayer.
Redes sociais
O relatório detecta também tendência de investimento em social media. Nos EUA, as marcas estão apostando fortemente em comunicação por meio de redes, principalmente nas áreas de entretenimento remoto e delivery. Como as pessoas estão passando mais tempo na internet, as chances de serem alcançadas por anúncios online tornam-se maiores. Desse modo, este pode ser um bom momento para impactar novos usuários.
Com as restrições impostas pela covid-19 no dia a dia das pessoas, tornou-se indispensável que as empresas estejam preparadas para lidar com o ambiente digital, desde as lojas físicas que aderiram obrigatoriamente aos serviços de entrega até as corporações que tiveram de se habituar ao home office. Ou seja, a transformação digital foi acelerada.